Metacrilato
Detalhes do quadro com acabamento em Metacrilato
De onde surgiu o Metacrilato?
Em 1969 o suíço Heinz-Sovilla usou um polímero que reúne definitivamente a fotografia no acrílico. Sua técnica permanece até hoje e seus Metacrilatos ainda estão em perfeito estado de conservação.
Este processo garante a máxima durabilidade e estabilidade das cores quando utilizada impressão Fine Art à base de pigmentos minerais, com garantia dos fabricantes, como Hahnemuhlle, Canson e Epson.
Nossos Metacrilatos são produzidos com base no processo original.
Qual o diferencial do acabamento em Metacrilato?
- Concede mais vida às cores
- Possibilita a exposição sem o uso de molduras
- Efeito clean
Nosso Metacrilato é produzido com impressão à base de pigmentos naturais sobre papéis Fine Art
Sobre o processo
O processo leva alguns dias para ser realizado, em razão do tempo de cura para a fotografia ficar polimerizada no acrílico e no verso. Depois da cura pode ser feito os cortes, acabamentos e a fixação do Chassi (ou requadro).
A qualidade do acrílico é essencial para o resultado final, nos fornecendo transparência e melhor design.
Os acrílicos ideais para produção de Metacrilato são os americanos e europeus, devido à sua garantia de durabilidade em comparação aos nacionais, além de oferecer maior uniformidade em sua espessura e excelente transparência.
Na hora de escolher o papel e tipo de impressão, o importante é saber suas características, pois vão ser a base da qualidade de imagem e longevidade do seu Metacrilato. Assim como nós, os artistas, fotógrafos, galerias e museus adotaram a impressão à base de pigmentos minerais como padrão, por oferecer maior gama de cores, contrastes e garantia de estabilidade e durabilidade pelos próprios fabricantes de tintas e papéis.
*Lembrando que nenhuma produtora de papéis desenvolveu algum tipo de papel específico para Metacrilato.
.
O verso do metacrilato é oferecido em Poliestireno, ACM (alumínio composto/Aluminium Composite Material) e Acrílico, todos materiais não orgânicos, finalizando com a aplicação do Chassi de alumínio anodizado que é a melhor opção.
O resultado é um Metacrilato com perfil resistente e prático para se instalar, basta fixar dois parafusos e pendurar a peça.
Não é indicado fazer Metacrilato com Chassi de madeira, por ser um material orgânico e não completamente liso, pode absorver umidade, sofrer com calor ou intempéries do ambiente e soltar-se do Metacrilato.
O perfil oferecido pela Espaço Digital Fine Art para produção dos chassis, oferece ao Metacrilato uma montagem sem nenhuma borda, com a imagem flutuando na parede e em evidência.
Também é possível montar o Metacrilato em molduras de madeira ou acrílico.
Obs: a madeira utilizada como moldura não interfere no Metacrilato.
Como limpar o seu Metacrilato?
Utilize produtos próprios para limpar acrílico ou então um sabão neutro com água, utilizando sempre pano de micro-fibra. Caso tenha dificuldade, limpe com álcool isopropílico, também utilizando pano de micro-fibra. O isopropílico não causa danos desde que seja usado esporadicamente.
Cuidado com falsos Metacrilatos oferecidos no mercado!
Muitas empresas oferecem como Metacrilato
- Impressões diretamente no acrílico
A qualidade da impressão direta é inferior, muito utilizada para sinalização. Para imprimir diretamente em superfícies rígidas, as tintas desse processo geralmente são a base de solventes podendo agredir o acrílico;
- Fixação da frente da imagem no acrílico com Dupla Face óptica.
O suporte desses filmes em sua grande maioria são de poliéster com uma cola a base de solvente ou água, podendo até ser livre de ácidos, mas é muito difícil com que os fabricantes desses filmes garantam a eficácia da fixação por um longo tempo. Existem diversos relatos que em um curto e médio espaço de tempo essas montagens venham a sofrer um processo de delaminação.
Outro item muito questionado, é a fixação do verso com dupla face ou outros tipos de colas, que podem agredir o papel. Não significa que essas montagens são erradas, mas, para uma alta qualidade e durabilidade no Metacrilato, o processo com a Polimerização Total é o mais elaborado e garantido modo de montagem, por seguir os padrões originais.